O Curso de Teologia é importante para o cristão?

O aprendizado do evangelho não é restrito aos pastores. Pelo contrário, qualquer cristão que queira se aprofundar nas Escrituras, deve fazer um curso de teologia bíblica, aumentando o seu conhecimento sobre a religião e a religiosidade.

A Bíblia é o centro de todo aprendizado, tanto no antigo quanto no novo testamento. Quem tem vontade de se relacionar mais intimamente com a palavra de Deus, irá aprender à fundo o que ela realmente ensina.

Estudando sozinho

Estudar a Bíblia sozinho, sem um curso de teologia bíblica, é uma prática que muitos cristãos fazem. Afinal, quantos de nós não temos o costume de ler diariamente as Escrituras, tentando aprender pelo menos um pouco dos ensinamentos ali dispostos?

Acontece que normalmente fazemos isso sem nenhum tipo de roteiro ou metodologia. Por certo, qualquer forma de leitura do evangelho é válida e trará ensinamentos profundos à nossa vida, mas podemos melhorar isso.

Quando lemos por conta, não temos um roteiro do que fazer, determinando quando estudar cada trecho, etc. Também não dispomos da palavra e do ensinamento de terceiros, que possam nos auxiliar naquelas passagem cuja compreensão exata não conseguimos alcançar.

Dessa forma, o que é importante salientar, é que estudar por conta própria é válido. Só que, por outro lado, se podemos dispor de um curso de teologia bíblica ou de algo mais avançado, é melhor seguir nesse caminho.

Ainda que você não seja um pastor, o curso de teologia bíblica poderá aprofundar o seu conhecimento de modo a guiar os passos de sua vida conforme a palavra de Deus. Ela nem sempre é simples de ser compreendida, e dificilmente conseguimos entender tudo por nós mesmos.

A vantagem curso de teologia bíblica

Fica patente, portanto, que o curso de teologia bíblica constitui em um grande auxiliar no conhecimento da Bíblia. Ele ajuda tanto aos que têm um envolvimento direto com a teologia, como os pastores, quanto às pessoas comuns.

O grande mérito de um curso de teologia bíblica é que ele tem um método. Nesse tipo de curso, são elencadas diversas disciplinas consideradas essenciais para que qualquer pessoa consiga ter um entendimento profundo das Escrituras.

Isto significa que o curso de teologia bíblica possui um roteiro, e não é feito de qualquer forma. Ao contrário do que você faz em casa, de abrir em qualquer trecho do evangelho, no curso algo mais elaborado é seguido.

De acordo com o que é preciso compreender naquele momento, os versículos e histórias da Bíblia são aprofundados. Da mesma maneira, disciplinas adicionais, como a filosofia ou a história das religiões, são, via de regra, igualmente lecionadas.

Isso tudo é elaborado por pessoas especializadas no ensino da Bíblia. São teólogos que conhecem com bastante profundidade os ensinamentos e que são capacitados a ensiná-los.

Tanto no antigo quanto no novo testamento, aliás, Deus estimula a busca por conhecimento. É exatamente isso que é feito através do curso de teologia bíblica, em que se avança nestes próprios ensinamentos sagrados.

Algo que também é importante salientar, é que aqueles trechos mais difíceis de entendimento, ou mesmo mais polêmicos, são estudados também. Muitos cristãos simplesmente evitam essas passagens, quando simplesmente deveriam estudá-las mais.

O que se aprende no curso de teologia bíblica

Cada curso de teologia bíblica ensina algo um pouco diferente, de acordo com a sua própria metodologia e perspectiva sobre o evangelho. Como resultado, a alternativa mais interessante é que o cristão procure observar o que se aprende em cada etapa do curso.

Existem algumas opções de curso de teologia bíblica, e você, portanto, deve escolher o que se adequa mais às suas necessidades. Todos, porém, se guiam pelo mais fundamental, que é a palavra de Cristo.

Alguns cursos se guiam mais estritamente apenas pelo conhecimento bíblico. Outros, vão um pouco além, entrando em matérias como a filosofia, a psicologia e a história, para que se tenha ideia do papel da religião através dos tempos e na sociedade.

Em qualquer caso, verifique se o curso é confiável. Observe se quem fez está satisfeito e se o que é ensinado corresponde com as suas expectativas e com o que deseja aprender.

Com um cursos oferecido de ensino à distância, não é necessário comparecer presencialmente para ter as aulas. Pelo contrário, é possível acessá-las da sua própria residência usando o seu celular ou computador.

Dessa maneira, o curso de teologia bíblica é aprofundar para otimizar os conhecimentos de qualquer cristão. A palavra do Senhor está disseminada; resta, a nós, buscar o mais completo entendimento dela.

Quer tirar alguma duvida especifica antes de iniciar o seu curso, eu vou te ajudar
basta me chamar no WhatsApp clicando no ícone verde ao lado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *