Como evangelizar de forma eficaz

Evangelizar nem sempre é fácil e, por isso, alguns podem ter dificuldades nesse momento. Embora a missão a ser feita seja uma só (contar sobre Jesus e levar seus ensinamentos), não há apenas uma forma de como evangelizar.

Lembre-se de que, como visto em Romanos 1:16, o evangelho é o poder de Deus para a salvação. Por isso, esse trabalho é tão importante. Saiba que você é como um instrumento da fé que dá o seu melhor, mas quem irá convencer é Deus.

Estude a Bíblia

Ao estudar como evangelizar, lembre-se das palavras de 2 Timóteo 3:16-17:

  • Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra

A Bíblia, como palavra de Deus que é, o ajuda a preparar-se e o ensina tudo que é necessário saber. Ao estudá-la, o pastor intensifica o seu relacionamento com Deus e se torna mais apto à evangelização.

Além disso, quanto mais conhecimento obter da Bíblia, melhor por ainda outro motivo. Você estará se sentindo mais seguro de estar evangelizando da forma certa, porque sabe que está amparado no conhecimento proveniente de seus estudos, e não inventando algo.

Viva de acordo com o evangelho

Viver o evangelho auxilia nessa intensificação da sua relação com Deus falada acima. Por isso, é uma forma de melhorar a sua capacidade de como evangelizar.

Isso porque evangelizar não se reduz apenas à forma verbal. Isto é, não deve ser só na forma falada, com frases da Bíblia, que você deverá ensinar. Pelo contrário: o seu comportamento passa igualmente uma mensagem, e ela deve estar de acordo com o evangelho, para influenciar positivamente nos demais.

Nunca deixe de orar

Em Efésios 6:18-19, temos uma importante lição de como evangelizar:

  • Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos. Orem também por mim, para que, quando eu falar, seja-me dada a mensagem a fim de que, destemidamente, torne conhecido o mistério do evangelho

O que isto traz como ensinamento? Não só essa passagem, como outras do evangelho, demonstram que orar é fundamental. Deve ser feito em todas as ocasiões, inclusive quando se evangeliza.

Ore a Deus e peça a ajuda Dele para falar sobre Jesus. Peça a Deus que prepare tanto a você para transmitir a mensagem, como as pessoas a quem você irá transmiti-la.

Aja do seu jeito

Não é preciso mudar o seu jeito para aprender como evangelizar de forma eficaz. Certamente há pessoas que evangelizam brilhantemente, mas mesmo assim não é indicado tentar copiar o jeito delas.

A explicação é que cada ser humano tem uma maneira própria de agir. Quando se força uma personalidade que não é a sua, você pode ser pego em situações em que não saberá como lidar. Além disso, as pessoas podem notar algo estranho.

Observe que é possível aprender sobre isso mesmo na Bíblia. Jesus não forçava uma aparência que não era a dele para ensinar. Diferente disso, ele buscava como evangelizar agindo naturalmente, tendo sempre muito êxito.

Ame o próximo

Todos que evangelizam proferem muito essa expressão, não é verdade? Pois bem, isso tem um motivo, e você provavelmente o conhece muito bem. Como ensina Mateus 22:37-39, este é o segundo mandamento mais importante, depois de amar a Deus sobre todas as coisas.

Na prática, porém, será que você sabe o que significa e como aplicar? Deve-se sempre ter em mente que o evangelho prega o amor, e esse é o principal motivo pelo qual se busca como evangelizar.

O que importa não é ter mais simpatizantes do que outras igrejas. Não, o objetivo é levar o amor de Deus às pessoas, mostrando que elas são amadas por Ele.

A forma certa de levar essa mensagem, aliás, não se expressa apenas nas palavras de quem evangeliza, como também nas suas ações com os demais, respeitosa e educadamente. Isto demonstra a importância de viver de acordo com o evangelho, como dito antes.

Seja um amigo

Alguns podem não aceitar a sua mensagem, por não estarem preparados para serem evangelizados. No entanto, todos estão preparados para terem amigos, e isto certamente facilita o processo.

  • Não pressione ninguém: isto só vai afastar o outro de você.
  • Não entre em discussões vãs: mesmo que esnobem de você e de Deus, evite discussões acaloradas e esteja preparado para ter somente debates produtivos.
  • Evite falar alto: este sinal pode afastar o outro.
  • Não se vista de modo exageradamente formal: uma vestimenta mais corriqueira pode aproximá-lo do outro. As pessoas associam uma vestimenta formal a sermões complicados e chatos, o que não será seu caso.

Além disso, como amigo, esteja preparado para ouvir o que o outro tem a dizer. Quais são seus medos, seus anseios, suas opiniões? Converse e leve a palavra do Senhor para acalmá-lo e auxiliar a encontrar as respostas que precisa.

Fale a verdade e jamais desista da sua missão

Os dois últimos ensinamentos de como evangelizar de forma eficaz se tornam em um só. Primeiro, sobre a importância de falar a verdade; depois, desistir jamais.

Como diz João (8:44), o Diabo é mentiroso e o pai da mentira. Jesus, por outro lado, é a verdade. Por si só isto já demonstra que não importa quanto for difícil a missão de evangelização, deve ser sempre feita através da verdade. O mesmo João (8:32) alerta que somente a verdade liberta.

Por fim, por mais difícil que seja, jamais desista da missão de evangelizar. Lembre-se sempre de outro ensinamento descrito em João (20:21): “assim como meu Pai me enviou, também eu vos envio”. Somos todos evangelizadores e sempre seguiremos em nossa missão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *