7 benefícios que o curso de teologia traz à vida do cristão

Já é sabido que o curso de teologia bíblica é um instrumento que auxilia o cristão na sua jornada religiosa. No entanto, como faz isso? Quais são os reais benefícios de um curso de teologia bíblica?

Esta pergunta é muito importante de ser feita antes de se investir num curso deste tipo. Para sanar as dúvidas que possam estar na cabeça de cada cristão, listamos os 7 benefícios que um curso de teologia bíblica pode trazer.

Deus nos chama a pensar e a entender a sua palavra

Durante todo o evangelho, há passagens em que Deus demonstra a vontade de que seus seguidores entendam e pensem sobre sua palavra. Não basta segui-la, mas saber o que ela realmente quer dizer.

Afinal de contas, quando sabemos o que o evangelho diz, é até mais fácil de ter comportamentos adequados a ele. Com o curso de teologia bíblica, você saberá o porquê das suas ações religiosas, porque irá entendê-las com profundidade.

Possibilita a meditação e a vivência em torno da Bíblia

Estudar a palavra de Deus, num curso de teologia bíblica, permite que o seu cérebro passe a viver mais intimamente ligado a isso. Isso significa que mesmo quando você acha que não está pensando sobre as Escrituras, na verdade estará.

Todo seu comportamento e seus pensamentos estarão moldados em maior grau com a Bíblia. Você verá, inclusive, que a cada situação de sua vida é possível retomar a palavra de Deus, porque ela pode trazer conhecimento e significado para todos os momentos.

Pense na riqueza que o evangelho possui, em toda a sua imensidão, com todos os trechos de histórias e versículos. Como no Salmo (1:2), você verá que, como filho de Deus, terá prazer em conhecer a palavra d’Ele, meditando nela sempre.

Permite relembrar constantemente a palavra de Deus

O Salmo 119:16 afirma o seguinte: Recrear-me-ei nos teus estatutos; não me esquecerei da tua palavra. Ele traz ao cristão um desafio. É o desafio da memorização da Bíblia, de nunca a esquecer.

Convenhamos que, com tanta riqueza de ensinamentos e por ser tão grande, isso não é uma tarefa simples nem fácil. Fica mais difícil ainda, contudo, caso o cristão não entenda realmente o que cada passagem quer dizer.

Memorizar não exatamente os trechos palavra por palavra, mas sim o que eles querem ensinar é o verdadeiro objetivo. Esta finalidade se aprende entendendo com rigor o que a Bíblia diz. Um curso de teologia bíblica ensina isto.

Um curso de teologia bíblica nos permite ensinar àqueles à nossa volta

Como cristãos, nossa tarefa está relacionada também àqueles que nos rodeiam. Sejam nossos filhos, parentes de qualquer grau, amigos ou, na verdade, qualquer pessoa a qual possamos ensinar.

Mas como ensiná-las a palavra de Deus e influenciá-las a seguir os ensinamentos bíblicos se não entendemos estes ensinamentos? Esta seria uma missão impossível, e até mesmo irresponsável.

Um curso de teologia bíblica permite que você conheça tão bem a Bíblia que saberá ensinar aos outros. Poderá tirar as dúvidas deles e passá-los tudo que você aprende, melhorando a vida cristã daqueles à sua volta.

Conhecer a Bíblia o afasta de falsos profetas

Infelizmente, muitas pessoas de má fé se aproveitam da religiosidade alheia para tirar vantagens nocivas e ensinar o que não é divino. Quem não tiver um conhecimento aprofundado da Bíblia, está sujeito a isso.

Quem fala de falsos mestres é 2 Pedro 2:1-3. Lá ele expõe a existência dessas pessoas às quais falta caráter, que se aproveitam dos outros buscando apenas o dinheiro delas ou outros benefícios.

Estas pessoas de má fé inventam histórias e irão divulgar caminhos irreais sobre os ensinamentos do Senhor. O caminho para evitar cair nesses falsos ensinamentos é conhecer ainda mais o evangelho, algo ensinado no curso de teologia bíblica.

Compreensão da história cristã

A história cristã não começou há pouco tempo. Pelo contrário, são milhares de anos de muitas dificuldades e obstáculos até chegar no que esta religião desenvolveu. Será que você conhece tudo isso?

No curso de teologia bíblica, isto é ensinado. Saber o contexto em que cada passagem foi escrita, ou o que cada fase da história do homem propôs aos cristãos, é de grande valia para que se entenda como chegamos na sociedade atual e como deve ser a nossa inserção nela.

Qualifica-o para uma atuação mais preparada na Igreja

Os trabalhadores da Igreja, mais do que ninguém, precisam entender sobre a vida cristã imensamente. São eles a quem os fiéis irão procurar; são eles que tratam mais diretamente com os assuntos da entidade constituída para atender aos cristãos.

O curso de teologia bíblica proporciona compreender melhor não apenas sobre a Bíblia, como também sobre a sua atuação na Igreja. Será que você está cumprindo o seu papel da melhor forma ou há algo a melhorar? Todos nós podemos e devemos sempre buscar qualificar-nos ainda mais.

Em suma, estes 7 benefícios do curso de teologia bíblica são bastante claros. Eles fortalecem a vivência diária de qualquer cristão, fortificando as suas próprias experiências e auxiliando aos que estão à sua volta.

Quer tirar alguma duvida especifica antes de iniciar o seu curso, eu vou te ajudar
basta me chamar no WhatsApp clicando no ícone verde ao lado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *